Parto Natural e Seus Benefícios

O parto natural consiste em uma das etapas do programa biológico. Assim como a amamentação o parto natural é de suma importância no desenvolvimento de todo indivíduo, ele fortalece a sua saúde. Nos tempos modernos a maioria das mulheres por comodidade, por sua ajuda pessoal e do médico ou até por medo optam por fazer uma cesariana, mas essa opção além de não ser funcional só aumenta a probabilidade de problemas respiratórios.

Ao contrário, o parto natural é um processo fisiológico, que requer pouca intervenção médica, oferecendo menor risco e onde a recuperação da mãe não restringe os seus movimentos, podendo assim cuidar de seu bebê com maior atenção.

Uma cesariana marcada representa uma chance três vezes maior de morte tanto para a mãe como para o bebê, maiores riscos de hemorragia, infecção, trombose, além de riscos relacionados à anestesia e aumenta a probabilidade de problemas respiratórios.

O contato do bebê com as bactérias e os microrganismos existentes no canal vaginal durante o parto natural, estimula o sistema imunológico do recém-nascido, fazendo com que o parto natural seja responsável por evitar doenças futuras como asma, obesidade e doenças autoimunes.
O parto natural influência de forma positiva tanto o desenvolvimento físico como o emocional do bebê, ele estimula fortemente o vínculo entre a mãe e o bebê. O parto natural deve ser visto como um processo tão natural, como a concepção, a gestação e a amamentação.

No parto natural é o bebê que define o momento de nascer, estabelecendo assim a relação de seu ritmo na vida, no cesariano, a criança nasce com uma imaturidade pulmonar, levando a futuros problemas respiratórios. O trabalho de parto é que indica que o bebê está pronto para nascer, fora isso ele não estará completamente formado.

A posição ideal para o parto natural é de cócaras, inspirado pela chama da vida, onde o bebê deve nascer verticalmente favorecendo o seu desenvolvimento de acordo com a força da gravidade e estabelecendo seu ritmo que tem relação direta com a articulação temporo-mandibular, onde diz respeito a relação tempo/espaço e favorecendo assim o eixo postural.

É importante que a mãe tenha uma gravidez tranquila, porque influenciará no momento do parto. O bebê ao nascer deve ficar em contato com a mãe antes do cordão umbilical ser cortado, pois se assim não for feito pode causar dor emocional à mãe, se tornando um ato de violência no momento em que o bebê e separado logo em seguida ao seu nascimento, com isso podendo a mãe desencadear um processo de depressão pós-parto.
Dra. Rose Meire Sousa, 16.AGOSTO.2017 | Postado em Novidades
  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...